Vocês já devem ter notado que a criatividade se tornou uma habilidade indispensável para se destacar e alcançar o sucesso profissional. Com o avanço da tecnologia e a globalização, as empresas estão cada vez mais exigentes na busca por profissionais diferenciados. A criatividade é uma característica que permite pensar fora da caixa, encontrar soluções inovadoras e se destacar em meio à concorrência.
A capacidade de pensar de forma original e encontrar alternativas inovadoras é fundamental para superar as dificuldades e desafios da rotina de trabalho e alcançar resultados positivos.
Se você acredita que a criatividade é um talento e que já nascemos com ela, você tem razão!
A criatividade é algo natural dos seres humanos, a diferença é que algumas pessoas acabam deixando-a de lado durante a caminhada até a vida adulta.
Então, isso quer dizer que é possível exercitar a criatividade e desenvolver melhor essa habilidade?
Sim, e você pode fazer isso mesmo durante as suas férias!
A seguir, vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a desbloquear as barreiras mentais e a ampliar sua capacidade de alimentar os pensamentos críticos e inovadores.
1. Pratique atividades físicas e artísticas.
Aproveite essa oportunidade para fazer o que gosta! Para as atividades físicas, vale dançar, correr, fazer ginástica, andar de bike, o importante é estar em movimento.
Atividades artísticas, como a pintura, o cinema, a música, entre outras, são excelentes formas de exercitar a criatividade.
- Saia da zona de conforto.
A criatividade muitas vezes surge quando saímos da nossa zona de conforto e nos expomos a novas experiências. Tente coisas diferentes, visite lugares desconhecidos, conheça pessoas com perspectivas diferentes da sua. Essas vivências proporcionam novas ideias e estimulam a criatividade.
Esteja sempre aberto a aprender coisas novas, explore diferentes áreas de interesse e busque informações de fontes diversas. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais recursos terá para criar conexões e encontrar soluções criativas.
- Faça exercícios mentais.
A leitura, por exemplo, é um excelente exercício mental que pode expandir sua visão em relação ao mundo, ajudando a melhorar sua capacidade crítica e aperfeiçoamento da sua aptidão criativa. Aqui vale se aventurar nos diversos tipos de leitura, desde histórias em quadrinhos até os livros.
Jogos como Palavras Cruzadas, Sudoku e Xadrez também são formas bem divertidas de estimular a mente. Que tal testar?
- Exercite o pensamento divergente.
O pensamento divergente é a capacidade de gerar diferentes ideias e soluções para um problema. Para desenvolver essa habilidade, é importante praticar exercícios de brainstorming, onde você pode listar todas as ideias que surgirem, sem julgamentos. Quanto mais você exercitar o pensamento divergente, mais criativo você se tornará.
5. Cultive tempo com a família, amigos e a natureza.
Estar em contato com quem amamos interfere diretamente no nosso bem-estar, fator importante para manter a mente saudável. Dedicar-se aos animais de estimação e às plantas também é uma ótima forma de manter o equilíbrio mental, além de desenvolver o senso de responsabilidade.
6. Faça planos!
Se o seu objetivo é se tornar um profissional criativo e valorizado no mercado de trabalho, você precisa traçar planos.
O Curso de Ciências da Criatividade da UNIASSELVI é a primeira graduação do mundo relativa ao desenvolvimento da habilidade criativa, e é a oportunidade para você começar uma nova jornada já de forma inovadora!
Desenvolva skills que vão te capacitar a liderar novos negócios, solucionar problemas complexos e criar projetos de produtos e serviços inéditos.
Torne-se um Cientista da Criatividade e abra portas para o sucesso nas mais diversas áreas de atuação.
Saiba mais em: vempra.uniasselvi.com.br/cienciadacriatividade