Mesmo quem ainda está no ensino médio ou fazendo cursinho pré-vestibular não escapa da necessidade de, em algum momento, precisar dedicar-se sozinho aos estudos. Assim, saber como estudar sozinho, e ter métodos para isso, pode ser a diferença entre conseguir uma nota suficiente para entrar no curso que sempre quis, ou ter que aguardar mais um ano para tentar novamente.
Então, se você não quer perder tempo e garantir uma boa nota no próximo vestibular que fizer, confira as dicas que trouxemos para melhorar o seu aproveitamento nos estudos!
1. Estabeleça um cronograma
Se o principal objetivo é se preparar para o próximo vestibular, isso quer dizer que você tem um prazo limitado para estudar as matérias mais importantes. Assim, o primeiro passo fundamental é estabelecer, considerando o tempo disponível, um cronograma de metas a se cumprir.
Para facilitar o planejamento , você pode listar quais são as disciplinas que precisa priorizar nos seus estudos e programar atividades para atingir os seus objetivos nessas áreas do conhecimento. A partir desse cronograma você já pode seguir para a próxima etapa.
2. Crie uma rotina
Criar uma rotina é muito importante para manter a motivação e a concentração, aumentando a capacidade de absorção do conhecimento, mesmo nos dias em que se está mais cansado.
Com o cronograma de estudos formado, você ainda deve considerar quais atividades precisa se dedicar cotidianamente e procurar conciliá-las com os estudos, reservando os horários mais convenientes para estudar sozinho.
A dica mais importante aqui, é priorizar os períodos em que você tenha o mínimo de distrações. Para que a rotina de estudos seja benéfica é essencial ter um local adequado para esse objetivo. Ou seja: um lugar silencioso, confortável, bem iluminado e com acesso à internet.
3. Diversifique as fontes de aprendizado
Mesmo que a sua escola ou cursinho forneçam materiais didáticos de qualidade, diversificar as fontes de aprendizado pode ser muito benéfico para absorver conhecimento de uma forma menos pragmática e mais natural.
Com a internet, os estudantes podem ter acesso a diversos conteúdos, como apostilas, exercícios, videoaulas, palestras e grupos de estudos e trocas. Além disso, hoje, alunos usam diversos aplicativos para ajudar nos estudos.
Alternar as aulas formais com conteúdos alternativos é uma excelente forma de deixar a experiência de estudar sozinho mais divertida e prazerosa.
4. Se prepare para a redação
A redação tem um grande peso nos vestibulares e nos processos seletivos para cursos de nível superior. Porém, muitos estudantes não se preocupam com essa atividade, para a qual, normalmente, estudamos sozinhos.
Portanto, não deixe de incluir a preparação para a redação no seu cronograma e rotina de estudos. O ideal é que o estudante produza textos semanalmente e receba orientações de professores ou tutores, para correção de erros gramaticais e estruturais.
Contudo, para aprimorar sua habilidade, o candidato também deve ter consciência da importância de ler muito, especialmente sobre as atualidades que costumam ser tema das redações, e estudar os textos de outras pessoas que obtiveram boa nota.
5. Evite distrações
Por fim, para conseguir um melhor aproveitamento estudando sozinho é preciso evitar as distrações. Por isso, se o ambiente da sua casa não propicia o silêncio adequado, recomendamos que procure um outro espaço para estudar sozinho, como uma biblioteca pública ou um coworking.
Outra recomendação é se manter o mais longe possível do celular, pelo menos nos horários reservados ao estudo. Se você tem dificuldades em ficar longe das redes sociais, pode utilizar apps como o “AppBlock” para bloquear notificações enquanto está estudando.
Gostou das nossas dicas de como estudar sozinho? Tem alguma que deixamos de fora? Então deixe nos comentários outras orientações que você considera importantes para melhorar o aproveitamento nos estudos!