O Encceja é o exame nacional que permite que você conclua seus estudos no ensino fundamental ou médio após o período regular. Veja como funciona.
O Encceja é o meio pelo qual jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio, consigam conquistar seu certificado e ingressar na graduação. Veja como participar.
O que é o Encceja?
O Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – é uma prova que permite a jovens e adultos concluir seus estudos no Ensino Fundamental (de 1º ao 9º ano) ou no Ensino Médio e, assim, conquistar seu certificado.
Esse exame foi criado em 2002 pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a fim de ajudar jovens e adultos a concluírem seus estudos do ensino médio.
Muita gente confunde e acha que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) concede esse certificado de conclusão. Essa confusão é comum porque, em 2009, o Inep utilizou o Enem para conferir esses certificados, exigindo uma nota mínima de 450 pontos em cada prova objetivo e 500 na redação.
Contudo em 2017, o Inep voltou a adotar o Encceja e passou a utilizar a nota do Enem apenas para selecionar os estudantes para cursos de graduação em diferentes universidades do país. Assim, essas duas avaliações têm objetivos diferentes atualmente. Você deve fazer o Encceja para concluir o seu Ensino Médio e o Enem para cursar uma graduação.
Quem pode participar?
Qualquer brasileiro que não tenha concluído seus estudos no período regular tem o direito de realizar a prova para conseguir seu certificado de conclusão, inclusive brasileiros que moram no exterior ou que estejam presos.
Para quem deseja concluir o Ensino Fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos até o dia da prova do Encceja.
Já para quem busca a certificação no Ensino Médio, a idade mínima para a realização da prova é de 18 anos.
Como realizar a inscrição no Encceja 2020?
A inscrição para o Encceja 2020 é bem simples de ser realizada e é gratuita. Para realizá-la, o interessado precisa entrar no site oficial e clicar no botão ‘Fazer Inscrição’, que só estará disponível após nova data divulgada pelo INEP (Governo Federal), ainda sem definição, mas já confirmada para 2021.
Depois, é necessário preencher os dados solicitados e escolher a prova que deseja fazer (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Você também precisará escolher qual a instituição que emitirá o Certificado de Conclusão dos seus estudos ou a Declaração Parcial de Proficiência e preencher um questionário socioeconômico.
Como é a prova do Encceja?
O Encceja é formado por 4 provas com 30 questões sobre cada área do conhecimento específico, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio, além de uma redação.
O conteúdo das provas é dividido da seguinte forma:
Para o Ensino Fundamental | Para o Ensino Médio |
• Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação • Matemática • História e Geografia • Ciências Naturais | • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação • Matemática e suas Tecnologias • Ciências Humanas e suas Tecnologias • Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
As provas do Encceja são realizadas em um único dia, sendo parte do conteúdo no período da manhã e o restante da prova no período da tarde.
É importante dizer que o Encceja avalia o conhecimento escolar dos participantes, mas não se restringe a isso e também considera em suas questões a relação do participante com a sua família, a sua comunidade (e, se for o caso, o seu trabalho).
Conteúdos do Ensino Básico
Como qualquer outra avaliação, o Encceja possui alguns conteúdos que costumam ser mais cobrados e é bom dar uma atenção maior para eles. Na avaliação dos conteúdos de Ensino Básico, a prova de Matemática trabalha o raciocínio lógico e exige a usar a geometria no seu dia a dia. Outros conceitos bastante comuns nessa prova são o de proporcionalidade, a álgebra aplicada e a estatística básica.
Para a prova de História e Geografia, é bom revisar os confrontos sociais, as mudanças recentes no espaço geográfico brasileiro, a importância da memória, da cidadania e da democracia. Outro tema que o Encceja também adora são os movimentos políticos que lutam pelos direitos das populações indígenas. Além disso, é bom estudar a relação entre o Estado e a democracia no país e como está a situação entre o meio rural e o urbano no Brasil hoje.
Na prova de Língua Portuguesa, é necessário saber utilizar as variantes formal e informal da língua e interligar o seu uso em contextos diferentes. Além disso, o Encceja costuma trazer uma boa carga de leitura, por isso é sempre necessário fazer alguns exercícios de interpretação de texto e revisar os principais gêneros textuais (especialmente as crônicas e as notícias de jornal, que costumam aparecer mais na prova).
É bom lembrar que um dos principais objetivos do Encceja é combater o preconceito linguístico, por isso, preste atenção para não reproduzir estereótipos e julgamentos negativos ao se deparar com uma expressão linguística na prova – você será avaliado também nesse sentido.
Na área de Língua Estrangeira, o estudante deve saber interpretar textos curtos que vão mostrar o seu nível de conhecimento sobre aquela língua, além de reconhecer as palavras e expressões que estão presentes na nossa vida cotidiana.
Ainda na área de ciências humanas, a prova de Educação Artística traz diferentes possibilidades de expressão artística que não se limitam à literatura e à arte visual, mas também a dança, a música, o teatro e pedem ao participante para reconhecer diferentes formas de expressão artística na cultura brasileira. Já a prova de Educação Física trabalha com conceitos básicos como o que é o movimento, o corpo inserido na sociedade, atividades de lazer e esportivas.
Ainda nos conteúdos voltados para o Ensino Básico, a prova de Ciências Naturais aborda os benefícios e os riscos de determinadas tecnologias, a importância de compreender a natureza no processo de manutenção da vida, como reconhecer e respeitar o próprio corpo e a importância do conhecimento científico como aliado da população.
Conteúdos do Ensino Médio
Também é preciso fazer uma revisão de alguns conteúdos que costumam ser estudados no Ensino Médio (e são um pouco mais complexos do que aqueles trabalhados no Ensino Básico). Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, é importante saber como a tecnologia vem sendo utilizada no mundo contemporâneo, como estão as condições de saúde no Brasil atual, reconhecer a importância da biodiversidade no meio ambiente e conhecer alguns conceitos básicos de Química e Física.
Quando o assunto é Ciências Humanas e suas Tecnologias , é bom revisar as ideias de memória, identidade e cultura, como um território é construído, a relação entre Estado e direito, como é o modo de vida no mundo industrial e quais são os impactos ambientais que surgem do modo de vida urbano.
Já na prova de Matemática e suas Tecnologias, é importante saber ler gráficos e tabelas que aparecem no dia-a-dia, saber trabalhar com diferentes medidas e como usá-las em diferentes situações, além de reconhecer como a lógica e a argumentação estão ligados à prática da Matemática.
Por fim, para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é importante reconhecer o uso da língua na publicidade (ficando atento a figuras de linguagem como a metonímia e a metáfora) e como as tecnologias da comunicação estão presentes na nossa vida.
Redação
A Redação é uma parte muito importante da prova e que a maioria dos estudantes acaba deixando de lado. Contudo, como qualquer outra parte da prova, é importante treinar não só a prática da redação (a linguagem adequada e a maneira de deixar as ideias coesas ao longo do texto) mas também o tempo gasto para escrevê-la.
Sem treinar previamente, é comum que os estudantes acabem gastando muito tempo na Redação e deixando pouco tempo para a resolução das outras partes da prova. Isso pode prejudicar o seu desempenho na prova como um todo e reduzir a sua nota final. Por isso, quando for treinar a redação, escreva sempre com um relógio do lado para conferir quanto tempo você está gastando e pense em estratégias para agilizar a produção da redação.
Dicas da Gio
Cerca de três semanas antes do Encceja, é recomendado realizar exercícios das provas dos anos anteriores para você ir se familiarizando com o conteúdo e verificar quantas questões consegue resolver no tempo que será dado.
Uma dica básica para qualquer avaliação é resolver as questões que você considera mais fáceis primeiro e deixar as mais difíceis para o final. Além de te dar confiança para resolver as provas mais difíceis, essa estratégia te impede de gastar muito tempo em questões difíceis logo de cara, o que pode prejudicar o seu desempenho como um todo.
Na hora de treinar para a realização da prova, resolva as questões de anos anteriores em um lugar silencioso e com uma cadeira simples, para ir ficando acostumado com o clima da prova e treinar mais a concentração e a preparação física de permanecer sentado durante horas.
Como é o resultado e o certificado do Encceja?
Existem duas formas de se obter uma certificação na realização do exame.
Você será considerado apto para receber a certificação de conclusão do Ensino Médio ou Fundamental se conseguir 100 pontos em cada uma das 4 provas objetivas e uma nota igual ou maior que 5 na redação.
No entanto, se você não obtiver 100 em uma ou mais das 4 provas pode obter a declaração parcial de proficiência, que pode ser utilizada para a realização de um novo Encceja, ou seja, se você tirou 100 em uma ou mais das 4 provas, não precisará fazer a prova deste conteúdo novamente.
Sua oportunidade de concluir os estudos!
O Encceja é uma excelente oportunidade para quem procura concluir os seus estudos para garantir uma renda e um futuro melhor. Inclusive, ao concluir o Encceja do Ensino Médio, você pode dar o próximo passo para conquistar sua vaga na graduação!
Para te dar aquela força e garantir que você passe no Encceja de primeira a UNIASSELVI possui um canal com conteúdo relevante para te ajudar nessa jornada. Confira aqui!
Fique ligado nas datas de inscrição, não perca o prazo e comece a estudar agora mesmo!