Escrever bem é uma qualidade muito valorizada, principalmente em pessoas que trabalham com comunicação, jornalismo, idiomas e áreas afins. Mas isso não quer dizer que profissionais de outras áreas não possam se beneficiar de boas técnicas de redação. Por isso, no ENEM e em outros concursos e seleções, a redação tem um peso diferenciado.
Esse peso diferenciado faz com que muitos candidatos não se sintam confiantes para a prova por, supostamente, não terem talento para escrever. No entanto, escrever bem não é algo que depende de talento individual. Aplicando boas técnicas de redação e com alguma prática, qualquer pessoa pode produzir bons textos e conseguir boas notas em provas e concursos.
Quer saber quais são as técnicas que vão te ajudar a tirar uma excelente nota na redação do ENEM? Então veja os tópicos a seguir!
E se você ainda não decidiu qual curso escolher, aproveite e faça nosso teste de personalidade para descobrir qual carreira mais combina com o seu perfil!
1. Leia muito e trabalhe a interpretação de texto
Ao entrar em contato com textos bem escritos, além de trabalhar a interpretação de textos, você amplia o seu vocabulário e aprimora seus conhecimentos em gramática, construção de argumentos e narrativas. Logo, qualquer pessoa que queira melhorar sua escrita e habilidades de redação deve se preocupar em ler diariamente.
Além disso, para fazer uma boa redação no ENEM, também é fundamental estar bem informado sobre assuntos atuais, pois os temas propostos normalmente tratam de questões consideradas relevantes para o debate público.
Assim, você pode criar uma rotina de leitura, baseada em notícias atuais, artigos de opinião, artigos científicos e, também, em literatura que seja do seu interesse. O essencial é estar sempre estimulado a ler mais e mais.
2. Estude o novo acordo ortográfico
A gramática é um dos critérios de avaliação que mais tira pontos dos candidatos em provas de redação. Isso se deve muito em função da falta de conhecimento sobre regras básicas de gramática, mas também devido às regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa que entrou em vigor em 2012.
O novo acordo ortográfico da língua portuguesa determinou uma série de alterações em questões como acentuação e uso do hífen. Por isso, estudar o novo acordo é muito importante, não só para corrigir a escrita de algumas palavras, mas também para reforçar os conhecimentos em gramática e não perder pontos na hora das provas.
Para garantir um bom desempenho no aspecto gramatical, você pode também praticar exercícios e utilizar técnicas que te ajudarão a assimilar as regras da língua portuguesa de forma mais rápida.
Dica da Gio: Uma ótima dica é estudar bem as regras da nova ortografia e decorar todas as exceções, para que assim, você consiga estruturar melhor os argumentos da sua redação e ainda se livrar das famosas “pegadinhas” das questões de múltipla escolha.
3. Analise a proposta da redação e as palavras-chave do tema
Provas de redação, normalmente, propõem um tema a ser desenvolvido, o que envolve a escolha de palavras-chave que devem aparecer ao longo do texto. Em uma redação com o tema “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”, tema do ENEM 2015, por exemplo, é fundamental que a palavra-chave “violência contra a mulher” esteja presente nos argumentos desenvolvidos ao longo do texto e não somente no seu início.
Há também critérios para o desenvolvimento do texto que devem ser prezados para obter a melhor nota possível. No caso do ENEM, a proposta é o desenvolvimento de uma redação dissertativo-argumentativa, significando que é esperado que o candidato disserte sobre o tema apresentando argumentos para defender o seu ponto de vista sobre o tema apresentado.
Para atribuição de nota sobre a redação do ENEM, ainda são considerados os seguintes critérios:
- domínio da língua portuguesa;
- compreensão do tema proposto;
- estruturação do argumento;
- interpretação do texto auxiliar;
- desenvolvimento de raciocínio lógico; e
- apresentação de proposta de intervenção.
4. Prepare uma linha argumentativa
Planejar a sua escrita com uma linha argumentativa bem estruturada é uma excelente forma de conseguir melhores resultados nas suas redações. Então, antes de começar a escrever, tente rascunhar qual será a estrutura do texto e os principais argumentos que serão desenvolvidos para captar a atenção do leitor e criar um texto mais cativante.
Esse planejamento não precisa ser altamente complexo e detalhado. O objetivo é que ele te ajude a estruturar internamente como deverá ser o desenvolvimento dos parágrafos. Por exemplo:
- Introdução ― Apresentação e problematização do tema em um parágrafo;
- Desenvolvimento ― Apresentação do argumento 1 em um parágrafo; do argumento 2 em um segundo parágrafo; e relações entre argumentos 1 e 2 em um terceiro parágrafo;
- Conclusão ― Proposição de possíveis intervenções que envolvam os argumentos trabalhados e apresentação da conclusão do texto.
5. Se atenha ao tema
Fugir do tema proposto é um dos maiores problemas de quem tem problemas de interpretação de texto e frequentemente leva candidatos a zerar as provas de redação. Especialmente no ENEM, é fundamental que o tema seja problematizado, desenvolvido e que sejam apresentadas propostas de possíveis intervenções ou soluções para a questão apresentada no tema.
Portanto, se, por exemplo, o tema da redação é “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”, o texto deve tratar da violência contra a mulher, e não da violência contra os animais ou da violência em geral.
Se você sentir dificuldade em começar a escrever sobre um tema por não ter conhecimento prévio sobre o assunto, não se desespere. Releia o texto de apoio e o tema com calma, elenque quais são os aspectos que você compreende melhor e tente planejar a sua redação a partir deles.
6. Releia o texto em voz alta de forma pausada
Embora possa parecer algo simples demais, reler os seus textos em voz alta e pausadamente é uma excelente forma de avaliar se está ou não bem escrito e te ajuda a encontrar possíveis erros de pontuação que deixamos passar em um primeiro momento.
Reler o texto dessa forma também vai te ajudar a avaliar a coerência e ligação dos seus argumentos. Por isso, abuse dessa técnica. Com certeza você verá muitos pontos de melhoria em seus textos que podem ser prontamente corrigidos e vão te garantir uma melhor nota final.
7. Treine muito e peça feedbacks
Por fim, nada melhor que a prática para chegar à perfeição. Então não deixe de treinar muito antes de uma avaliação!
Para isso, você pode buscar os temas das provas anteriores e ir se acostumando com a proposta de redação. Quando estiver treinando também é recomendado que use sites e aplicativos de correção gramatical e sintática. Assim, você pode comparar as versões do texto antes e depois da correção e identificar erros gramaticais para estudar as regras que geram mais dificuldade.
Se puder, também procure um professor ou colega que possa corrigir suas redações de treino e te dar feedbacks sobre o que deve procurar melhorar nos textos. Nesse momento é muito importante não ter vergonha de mostrar os seus textos, afinal, ninguém nasce dominando técnicas de redação e você está justamente dando o seu máximo para melhorar a sua escrita!
Seguindo essas dicas de técnicas para melhorar sua redação, com certeza você vai conseguir excelentes resultados com seus textos. Uma boa escrita, além de ser fundamental para o dia a dia profissional, é um diferencial em concursos, seleções e entrevistas de emprego. Então, não perca tempo, comece o seu planejamento de estudos o quanto antes!
E se você é daquelas pessoas que têm dificuldades em criar uma rotina de estudos para melhorar suas técnicas de redação, temos um convite para fazer. Leia agora mesmo nosso conteúdo com 6 dicas para criar uma rotina de estudos e maximize o aproveitamento do seu tempo!