Num mundo tecnológico, ser humano é essencial

As soft skills são determinantes nas contratações no mercado de trabalho 

Pode parecer um paradoxo, mas num mundo cada vez mais tecnológico, investir em habilidades comportamentais é um caminho assertivo para conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. 

Estamos falando das soft skills, que estão transformando a forma de atuação e contratações. Integrando o campo social e emocional, as habilidades comportamentais estão relacionadas às experiências pessoais de cada um. No entanto, também podem ser desenvolvidas de forma voluntária, por meio de autoconhecimento, estudo e prática. 

Para entender melhor sobre o tema, confira a lista com as 15 principais soft skills, publicada no relatório Future of Jobs, do The World Economic Forum: 

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
  3. Resolução de problemas complexos
  4. Pensamento crítico
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa
  6. Liderança e influência
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia
  8. Design de tecnologia e programação
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação
  11. Inteligência emocional
  12. Resolução de problemas na experiência do usuário
  13. Mentalidade de customer service
  14. Análise e avaliação de sistemas
  15. Persuasão e negociação

Leia o relatório completo, clicando aqui (conteúdo em inglês). 

Em entrevista ao podcast Pode Perguntar, da UNIASSELVI, Bruna de Brito, gestora de pessoas do setor de recrutamento e seleção da UNIASSELVI, conta por que as soft skills são fundamentais dentro de uma empresa.  

“A importância dessas habilidades está ligada diretamente à eficiência das equipes, bem como das entregas. Gestores que possuem pessoas com soft skills bem-desenvolvidas nas equipes conseguem ter profissionais mais autônomos na tomada de decisão e que motivam os colegas, tornando o ambiente de trabalho um lugar saudável, positivo e dinâmico.” 

As soft skills ainda são importantes em todas as áreas profissionais. “Independentemente do segmento da empresa, ela possui equipes e, mesmo que o profissional trabalhe sozinho, terá que se relacionar com pessoas de outros setores ou até com clientes. Por isso, é extremamente necessário que ele tenha habilidades interpessoais bem-desenvolvidas, tornando esses relacionamentos saudáveis e produtivos”, afirma Bruna. 

Portanto, sendo tão importantes, as soft skills devem constar no currículo dos candidatos a uma vaga, como explica Bruna. “As habilidades que mais se destacam no perfil devem ser listadas de forma objetiva, preferencialmente, após a linha de experiência profissional ou até mesmo no texto de apresentação.” 

Contudo, é sempre bom lembrar que o recrutador poderá formular perguntas na entrevista que identifiquem e validem essas habilidades. Ou seja, assim como as hard skills, as soft skills apresentadas no currículo devem ser verdadeiras. 

Avalie Este post
Grupo formado por especialistas de diferentes áreas do saber – como Exatas, Biológicas, Engenharias, Saúde, Humanas e Sociais – com propriedade para produzir conteúdos sobre educação, carreira, formação acadêmica e outros assuntos relevantes do meio acadêmico.
Autor desde: jul 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Grupo formado por especialistas de diferentes áreas do saber – como Exatas, Biológicas, Engenharias, Saúde, Humanas e Sociais – com propriedade para produzir conteúdos sobre educação, carreira, formação acadêmica e outros assuntos relevantes do meio acadêmico.
Autor desde: jul 2025