Embora o curso de Medicina continue sendo o mais “desejado” da área de saúde, ele está longe de ser a única opção de carreira promissora nesse campo. Muitos outros cursos da saúde estão em alta no mercado e oferecem a possibilidade de exercer sua vocação para trabalhar com pessoas e ter uma excelente carreira profissional.
Se você tem interesse por essa área e gosta de lidar com disciplinas que envolvem biologia, química, anatomia e saúde, confira o restante deste conteúdo e entenda como o perfil pessoal pode se encaixar em diferentes cursos de saúde!
As diferentes áreas da saúde
Todos os cursos da saúde têm em comum o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Porém, com a evolução da ciência e da medicina, as especializações passaram a agregar cada vez mais tipos de “cuidados” com a saúde e formas de tratamento para as enfermidades.
Alguns cursos e especializações, como a psicologia, a nutrição e a fonoaudiologia são criações relativamente recentes quando analisamos toda a trajetória da área de saúde.
Assim, a cada ano a saúde ganha mais “ramificações” e mais cursos voltados para os novos problemas que surgem. Enquanto alguns são mais destinados de forma geral na saúde do corpo, outros são focados em questões de saúde específicas, outros nos aspectos psicológicos e há ainda direcionamento para a saúde coletiva.
Graduação na área de saúde: cursos tecnólogos e bacharelados
A maior parte dos cursos da saúde que encontramos são bacharelados que têm, em média, de quatro a cinco anos de duração, contudo, também existem algumas opções de cursos tecnólogos na área, como tecnólogo em enfermagem, gerência de saúde, radiologia e farmácia.
Todavia, salientamos que enquanto os cursos tecnólogos têm duração mais curta, de dois a três anos, em média, e são mais voltados para a capacitação para o mercado de trabalho, os cursos de bacharelado oferecem uma formação mais ampla, que prepara tanto para o ambiente profissional como para a iniciativa acadêmica e científica, abrindo mais possibilidades para a carreira dos formandos.
É preciso lembrar ainda que não se deve confundir os cursos tecnólogos com os cursos técnicos. Os cursos tecnólogos (ou tecnológicos), são considerados como curso superior e são reconhecidos pelo MEC. Os cursos técnicos, por sua vez, são cursos profissionalizantes de curta duração mais focados nos aspectos práticos, e não têm a mesma validade de um diploma de ensino superior.
Sete cursos promissores da área da saúde além de Medicina
Agora que você já entendeu que a área de saúde oferece muitas opções além do curso de medicina, confira a lista de cursos que podem combinar com o seu perfil!
1. Biomedicina
A Biomedicina é uma das mais recentes novas áreas da saúde. Aplicando os novos conceitos e práticas de biologia molecular, esse é um curso muito voltado para a área de pesquisa e desenvolvimento de tratamentos e medicamentos, seja para a saúde de pessoas, animais ou plantas.
Nos quatro anos de duração do curso, os estudantes devem se dedicar ao estudo de disciplinas como Fisiologia, Biologia Molecular, Genética, Farmacologia e Toxicologia, Bioquímica Clínica, entre outras.
2. Nutrição
Nutrição é um dos cursos da saúde mais procurados entre estudantes que desejam usar conhecimentos teóricos sobre biologia e alimentação para ajudar pessoas que buscam uma vida mais saudável, ou para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças.
Com duração de quatro anos, os estudantes do curso de Nutrição precisam cursar disciplinas como Bioquímica Básica e Metabolismo, Análise de Alimentos, Avaliação Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional, Nutrição e Exercício Físico entre outras.
3. Enfermagem
Os enfermeiros são os principais profissionais na linha de frente de hospitais, clínicas e postos de saúde. Lado a lado com os médicos, são eles os responsáveis pelo atendimento, observação de pacientes e definição de abordagens e tratamentos a serem seguidos.
Para capacitação dos profissionais, os cursos de Enfermagem que têm, em média, duração de cinco anos, têm grade curricular interdisciplinar com matérias como Bioquímica Básica e Metabolismo, Epidemiologia, Fisiopatologia Geral, Farmacologia e Toxicologia, Enfermagem no Trabalho, Enfermagem na Saúde da Família, Bioestatística, entre outras.
4. Farmácia
Os cursos de Farmácia se dedicam à formação de profissionais preparados para atuarem em hospitais, clínicas particulares, drogarias e na indústria farmacêutica. Trabalhando tanto o aspecto operacional de medicamentos, uso dos mesmos, e normas sanitárias, como o aspecto teórico e de pesquisa, o curso oferece boas oportunidades de trabalho na área de saúde.
Com duração média de cinco anos, durante a graduação em Farmácia os estudantes devem realizar disciplinas como Primeiros Socorros, Epidemiologia, Bioquímica Básica e Metabolismo, Farmacologia, Biologia Molecular, Química Farmacêutica, Toxicologia, Urinálise, Bioquímica Química, entre outras.
5. Fisioterapia
As Graduações em Fisioterapia têm como objetivo principal o tratamento e prevenção de lesões e doenças que afetem partes musculares e ósseas do corpo humano.
Assim, o campo de atuação da Fisioterapia permite escolher focar em diferentes públicos, como atletas ou idosos, ou em tipos de tratamento específicos, como recuperação de acidentes, desenvolvimento de habilidades motoras em pessoas com deficiência etc.
Para capacitação dos profissionais, os cursos, que têm duração média de cinco anos, envolvem disciplinas como Fisiopatologia Geral, Movimento Funcional Humano, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia na Saúde do Idoso, Fisioterapia Neurofuncional, entre outras.
6. Psicologia
A Psicologia é uma das áreas da saúde que está mais ligada às questões psíquicas e emocionais, também muito importantes para o bem-estar e saúde coletiva. Os formados em Psicologia encontram muitas oportunidades de trabalho, seja atuando como autônomo, em clínicas particulares, ou como funcionário público em hospitais e instituições de assistência social.
Em média, os cursos de Psicologia têm duração de cinco anos, e envolvem uma grande carga horária de estudos teóricos e estágios obrigatórios.
Na grade curricular, os estudantes encontram disciplinas como Ações Interdisciplinares e Promoção da Saúde, Análise Experimental do Comportamento, Psicopatologia, Psicologia Hospitalar, Diagnóstico e Intervenção em Psicologia, entre outras.
7. Terapia Ocupacional
Assim, como o curso de Fisioterapia, a Terapia Ocupacional também está preocupada com a prevenção e tratamento de lesões e doenças ligadas às estruturas musculares e ósseas dos pacientes, contudo, nesse caso, também há uma atenção direta com a saúde psicológica.
Por isso, podemos dizer que a Terapia Ocupacional é um curso da saúde mais voltado à recuperação e desenvolvimento de habilidades psicomotoras em pessoas com deficiência, idosos e pacientes em recuperação de traumas de acidentes ou doenças.
Na grade curricular dos cursos de Terapia Ocupacional, os estudantes encontram disciplinas como Bioquímica, Fisiologia e Anatomia Humana, Psicopatologia, Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Terapia Ocupacional Social, Ergonomia, Histologia, entre outras.
Cursos da saúde: como escolher o melhor para você
Além dos cursos que citamos acima, existem ainda muitas outras possibilidades e sabemos que não é fácil decidir com base em uma leitura qual escolher.
Se você sente essa dúvida, saiba que também podemos ajudá-lo com essa questão! Fazendo o Teste de Personalidade, você confere quais os cursos da saúde têm mais compatibilidade com o seu perfil pessoal. E com o Simulador do Futuro você entende melhor como cada um deles pode te ajudar a atingir os seus objetivos profissionais!