A educação a distância existe há muitos anos no Brasil. No formato que conhecemos hoje, com a utilização da internet para o acompanhamento de aulas e realização de atividades, desde 1990.
No entanto, foi somente na última década que essa modalidade de ensino teve sua popularização, proporcionando acesso à educação de modo remoto a mais de 4 milhões de brasileiros com mais de 1.800 cursos.
Neste ano, a pandemia causada pela COVID-19 fez com que diversos hábitos e atitudes fossem reajustados. Testemunhamos mudanças no consumo e na realização de tarefas, das mais simples às mais complexas. Com a restrição de circulação e aglomeração, o setor educacional foi um dos que mais foi impactado, exigindo uma readaptação intensa e de última hora.
O que se viu foi uma correria de várias escolas e universidades para adaptarem o seu ensino presencial para o virtual. Uma série de desafios impuseram-se e muitas universidades ainda estão sem desempenhar suas atividades normais justamente por essa paralisação forçada.
No entanto, em universidades já familiarizadas com o ensino a distância ou com realização de cursos diretamente nesta modalidade, pouquíssimas foram as mudanças e as necessidades de adaptação. Com isso, o que ainda poderia ser enxergado com algum preconceito ou descrédito, foi a alternativa que permitiu que os estudos não ficassem atrasados.
O que espera-se agora é a popularização ainda maior da educação a distância, devido a todas as praticidades e qualidade que esse tipo de aprendizado certificado oferece. E você, já começou a se atualizar e considerar a sua faculdade ou pós-graduação a distância? Entenda por que esse é o ensino do futuro e você deve considerá-lo agora.
A Educação a Distância é para mim? Quando começar?
A educação a distância é indicada para qualquer pessoa que busque melhor qualificação profissional, especializar-se numa área ou conquistar o tão sonhado diploma. Também para quem tem uma rotina muito corrida e teria dificuldade para ir à aula todos os dias.
Não há um período de vida específico para começar um curso na educação a distância, qualquer pessoa que cumpra os requisitos mínimos (no caso da graduação, o ensino médio completo), pode iniciar o seu curso e alcançar esse novo patamar na vida.
Apesar de normalmente relacionarmos o início de um curso superior aos jovens recém-saídos do ensino médio, existe uma grande parcela da população que procura faculdade em outras etapas da vida, buscando justamente a certificação para melhores oportunidades na área que já atuam ou possuem o desejo de iniciar uma nova carreira. Limite de idade não existe.
Hoje, existe uma infinidade de cursos EAD disponíveis no país e certificados pelo MEC – Ministério da Educação – facilitando o acesso ao ensino flexível e de qualidade a um maior número de pessoas.
O ponto a ser ressaltado é que os profissionais com melhor qualificação resistem mais às crises, tendo, na maioria dos casos, suas vagas asseguradas no mercado de trabalho ou conseguindo uma recolocação com maior facilidade. Portanto, investir numa educação a distância permite que você garanta um futuro melhor, com mais qualidade e com a praticidade de não ter de pegar trânsito e dedicar horas específicas fora de sua rotina para assistir às aulas.
Como funciona a educação a distância e quais as vantagens?
De modo geral, a educação a distância conta com o apoio do que se chama de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. É através dele que o aluno tem acesso às aulas, faz as atividades e acompanha seu desempenho e o andamento do seu curso ao passar dos semestres.
Mesmo o curso sendo considerado a distância, algumas atividades, como a realização de determinadas avaliações de fechamento de semestre ou de trabalho de conclusão de curso, terão de ser feitas presencialmente nos chamados polos presenciais das instituições de ensino a distância. No entanto, essas atividades correspondem apenas a uma pequena parcela do montante de horas do curso, não interferindo de forma prática na principal vantagem da educação a distância: a flexibilidade.
Na educação a distância, você tem maior flexibilidade para construir seu plano de estudos e, com exceção dos encontros semanais (com dias e horários fixos), é possível estudar onde e quando quiser. Com isso, pessoas que trabalham em turnos opostos, por exemplo, ou em regime intermitente, não precisam se preocupar com isso.
Com isso, também vem a economia de tempo e de dinheiro: tempo, pois não é necessário deslocar-se frequentemente para às aulas; e dinheiro, pois os cursos EAD costumam ser mais econômicos do que os presenciais.
O aluno também terá acesso, através do seu computador conectado à internet, a todo o material necessário para a realização das suas atividades, podendo consultá-lo sempre que precisar. Um tutor também fica à disposição do aluno, para que ele consiga tirar todas as suas dúvidas. Além disso, na UNIASSELVI, ao utilizar o LeoApp no seu celular, o aluno não precisa se preocupar com o consumo de dados do plano de internet. A navegação é patrocinada e ele pode estudar desse jeito, com apoio total para acessar informações do curso, realizar provas, acessar as trilhas de aprendizagem e os livros das disciplinas.
Para conseguir ingressar em um curso pela educação a distância, os requisitos formais são os mesmos do ensino convencional. No caso de uma graduação, por exemplo, o aluno precisará ter o ensino médio completo e passar pela etapa classificatória da instituição escolhida. Isto pode ser feito através do histórico escolar, vestibular ou ENEM, dependendo da instituição de ensino.
O diploma de um curso de educação a distância possui a mesma validade de um curso presencial, desde que a instituição seja reconhecida e certificada pelo MEC – ponto importante para prestar atenção antes de iniciar os seus estudos.
O que você precisa saber antes de iniciar um curso EAD
Apesar de os cursos EAD oferecerem uma série de vantagens em relação aos presenciais nos tempos atuais, é necessário entender que eles também possuem particularidades que precisam ser levadas em conta para a obtenção de sucesso e a realização do seu objetivo final. Justamente por ser algo novo ainda para muita gente, algumas adaptações são necessárias.
Dentre todos os cursos disponíveis na modalidade EAD, você precisa escolher qual vai gerar mais impacto na sua vida, seja por complementar a sua área profissional ou até mesmo por permitir que você vislumbre novos horizontes em uma carreira diferente.
O primeiro ponto a se prestar atenção é em relação a instituição de ensino escolhida ser credenciada pelo MEC, pois esta é a garantia de que você realizará um curso sério, que cumpre com o que promete e que realmente vai contribuir para a sua evolução profissional e garantir a validade da sua certificação.
Dica da Gio:
Como saber se uma instituição de ensino é credenciada pelo MEC?
É bem simples! Basta acessar o site do e-MEC e realizar sua busca na plataforma. Isso vai ajudar você a saber se a faculdade escolhida cumpre com os requisitos e se é uma boa escolha para o seu futuro. A busca pode ser feita por cursos e municípios.
Depois, é necessário ter em mente de que a rotina de estudos, acompanhamento das aulas e realização de atividades fica completamente por conta do aluno. Portanto, disciplina é um dos itens fundamentais para quem optar por um curso EAD. Por mais que haja flexibilidade de horários, alguns prazos devem ser cumpridos e o ritmo para que se cumpra esses prazos, vão partir do estudante.
O que algumas pessoas pensam sobre o curso EAD ser mais fácil do que o presencial é um mito: a qualidade do conteúdo e as atividades desempenhadas equiparam-se, a diferença é o método com o qual o estudo é conduzido. Ambas as modalidades exigem um grau de esforço e dedicação, a diferença é que no caso do EAD, o aluno terá de ter mais disciplina para não se perder em meio aos conteúdos, provas e atividades.
Ou seja, é necessário que haja organização e um balanço entre as horas de trabalho, estudo, descanso e lazer com sabedoria, para que nenhuma dessas áreas fique prejudicada. Com isso, a certificação ficará cada vez mais próxima, bem como a nova etapa da sua vida.
Pense, considere e invista no seu futuro
Este é um excelente momento para investir na sua qualificação profissional e garantir o seu futuro. No momento em que tanto a educação quanto o home office estão em evidência, essa pode ser uma excelente alternativa para você dar um novo passo na sua vida, na segurança e conforto do seu lar.
Comece pesquisando por áreas de interesse e verifique se elas se encaixam no seu perfil ou contribuirão efetivamente para o seu sucesso profissional. Em caso de mudança de carreira, verifique se aquela área tem um mercado promissor, para que haja garantia de evolução e melhor remuneração.
Vá em busca dos seus sonhos! Conheça os cursos oferecidos pela UNIASSELVI e comece hoje mesmo a mudança na sua vida.