Concluir um curso de nível superior é o primeiro passo para conseguir melhores vagas no mercado de trabalho. Mas muitos estudantes jovens concluem o nível superior e sentem vontade de trabalhar em uma área diferente da qual se formaram. Com isso, surge a dúvida: posso fazer pós-graduação em outra área? Ou é melhor fazer uma segunda graduação?
Se você se identifica com essas perguntas, continue a leitura e entenda qual a melhor forma de decidir entre uma segunda graduação ou uma pós-graduação em outra área!
É possível fazer mestrado ou doutorado em outra área?
Toda pessoa que se formou em um curso de nível superior pode fazer especialização em qualquer área, seja essa especialização MBA, mestrado ou doutorado.
Assim, as especializações são uma ótima forma para mudar o foco da sua área de atuação ou conseguir uma formação ainda mais completa na área em que você já atua.
Porém, ao fazer uma pós-graduação em outra área, é natural que seja preciso ter em mente qual é o seu objetivo, pois mudar de profissão sem uma base anterior, seja ela de experiência profissional ou estudos, pode ser difícil.
Além disso, ressaltamos que para seguir carreira em algumas áreas, como Psicologia, Medicina e Direito, é preciso ter concluído o bacharelado para exercer a profissão.
É possível fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?
Outra dúvida comum que surge em muitas pessoas ao concluírem o nível superior é se é possível fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo. A resposta é sim! Nada impede que você faça duas pós-graduações simultaneamente.
Muitas pessoas adotam essa estratégia para conseguir uma melhor formação profissional em pouco tempo e concorrer às melhores vagas no mercado de trabalho. Porém, é preciso ter cuidado ao começar duas pós-graduações juntas!
As disciplinas e provas das pós-graduações têm um nível de exigência diferente dos cursos de nível superior. Por isso, além de estudar você tem um emprego fixo, pode ser difícil conciliar duas pós-graduações ao mesmo tempo.
Lembramos também que existem diferentes tipos de cursos de especialização, os cursos lato sensu e stricto sensu. Enquanto os cursos lato sensu são voltados para programas de especialização mais curtos e profissionalizantes, como MBA (Master of Business Administration), os cursos stricto sensu são os conhecidos mestrado e doutorado, de maior duração e mais focados na formação teórica e acadêmica.
Pós-graduação em outra área ou segunda graduação? O que é melhor?
Escolher entre uma segunda graduação ou uma pós-graduação em outra área é uma decisão que deve ser feita de acordo com o seu objetivo profissional.
Em alguns casos, em que o desejo é de mudar totalmente de área de atuação, pode ser melhor ou até mesmo necessário fazer uma segunda graduação, por exemplo, nos casos dos cursos de Direito, Psicologia, Medicina, etc.
Já nos casos em que o desejo é de mudar o foco de atuação, se especializar em uma área específica ou seguir carreira acadêmica, a pós-graduação pode ser a melhor escolha.
Então, se você precisa decidir entre as duas opções, o mais importante é ter claro qual é o seu objetivo profissional e considerar qual alternativa melhor contribui para os seus planos.
Quer saber mais sobre as possibilidades de pós-graduação em outras áreas? Aproveite e confira nosso artigo: “Quando começar a procurar por uma pós-graduação EAD?”.
Referências:
https://www.vagas.com.br/profissoes/pos-graduacao-em-area-diferente-pode-impulsionar-sua-carreira/